11 dicas para te ajudar a extrair o máximo do ChatGPT

Ao criar seus prompts, certifique-se de que eles sejam claros e especifiquem bem o formato desejado, o tom e a saída que você deseja do ChatGPT. 

Por exemplo, ao invés de pedir ao ChatGPT para escrever um post de blog sobre produtividade, tente pedir para escrever um post de blog informativo dando três dicas de produtividade para o trabalho remoto. 

Quanto mais contexto você puder dar ao ChatGPT, melhores serão os resultados. Forneça o máximo de informações relevantes e possíveis em seus prompts, para ajudar a ferramenta a entender o contexto de sua solicitação. 

Por exemplo, ao invés de pedir ao ChatGPT, para escrever um e-mail para sua lista de assinantes lançando seu novo produto, forneça contexto dizendo, somos uma empresa ecologicamente correta, por favor escreva um e-mail promovendo nosso mais recente produto “X”, que faz “Y”, e é direcionado a consumidores conscientes do meio ambiente. Ao dar ao ChatGPT um quadro de referência, você pode obter respostas mais relevantes e precisas.

Formular cuidadosamente suas perguntas é fundamental para a engenharia de prompt. Em vez de fazer perguntas abertas que deixam o ChatGPT livre para explorar as profundezas de seu conhecimento, tente limitar o campo e fornecer contexto. 

Por exemplo, ao invés de perguntar quais são os benefícios do produto X, escreva “liste os cinco principais benefícios do produto X para profissionais ocupados”. Ao limitar o campo, e fornecer o contexto, você pode obter melhores resultados do ChatGPT.

Fornecer exemplos é uma maneira poderosa de basear seus prompts e dar ao ChatGPT um quadro de referência para trabalhar. 

Por exemplo, se você está procurando um slogan cativante para sua marca esportiva, tente pedir ao ChatGPT para ajudar a criar um slogan cativante, semelhante a “Just Do It”, da Nike.

Guiar e restringir o ChatGPT é uma maneira eficaz de contê-lo e obter os melhores resultados possíveis. Você pode pedir à ferramenta para dar uma resposta com no máximo 30 palavras, isso é útil, pois permite adicionar restrições aos prompts. 

Você também pode pedir ao ChatGPT para limitar o número de caracteres na resposta, o que pode ser útil para obter informações mais concisas e utilizáveis da tecnologia. Você pode até mesmo pedir ao ChatGPT para escrever uma avaliação de produto de 30 palavras, que inclua palavras-chave ou frases específicas.

Dividir em etapas é uma maneira poderosa de criar prompts que obtêm melhores resultados. O ChatGPT lembra o que estava acontecendo anteriormente na conversa, ter prompts passo a passo faz com que o ChatGPT considere as informações que vieram antes. 

Por exemplo, ao criar uma oferta de marketing, você não pode criar uma oferta ou produto convincente sem antes entender seu público-alvo. 

Neste caso, você pode dividi-lo em etapas, definindo o avatar para este produto, para este nicho, para este resultado específico, construir os desejos e dores deste avatar específico e, em seguida, criar a oferta correspondente a essas dores e problemas. Essa abordagem restringe a tecnologia e fornece melhores resultados.

Incentivar múltiplas alternativas é uma maneira eficaz de brincar com o modelo de linguagem. Ao pensar em ideias para manchetes, você pode dizer “sugira três manchetes alternativas” ou “escreva 20 títulos para este post”. Essa abordagem permite experimentar com diferentes prompts e ver como eles afetam as saídas.

Teste diferentes comprimentos de prompts para encontrar o equilíbrio ideal entre fornecer contexto suficiente e receber uma resposta abrangente. 

Por exemplo, compare as respostas de um prompt curto como “Escreva uma análise de produto” com uma mais longa detalhando o produto e o público-alvo.

Brinque com seus prompts, faça um comando, receba uma saída e, em seguida, nessa mesma saída, faça mais perguntas ou forneça instruções adicionais com base na resposta inicial.

Por exemplo, prompt inicial “Liste 5 benefícios do produto X”. Seguimento “Qual desses benefícios é o mais importante para os estudantes?”

Reveja e edite a resposta do ChatGPT para torná-la sua e garantir que atenda aos seus requisitos. Use o conteúdo gerado pelo ChatGPT como ponto de partida e refine-o para melhorar a adequação à voz e à mensagem da sua marca.

Testar e iterar é crucial para refinar seus prompts e obter os melhores resultados do ChatGPT. Refine, edite e itere para modificar os prompts que você usa e continue melhorando sua capacidade de manipular o ChatGPT. Você precisa vestir o jaleco branco e brincar no laboratório com esta tecnologia. Seja uma pessoa brincalhona como uma criança, sempre pedindo mais e procurando melhorar.

Um dos melhores exemplos que já testei, foi a criação de um novo negócio. Faça este exercício você mesmo, testando o exemplo abaixo:

1 – Mencione a dor da sua ideia, como você a descobriu, sugira a sua forma de resolver e pergunte ao ChatGPT o que ele acha, e peça 3 melhorias

2 – Aceite uma das melhorias e pergunte qual seria o melhor modelo de negócios para monetização

3 – Depois pergunte qual o investimento necessário para iniciar o projeto e onde conseguir este investimento

4 – Pergunte o ticket médio sugerido desta nova solução e quanto tempo levaria para atingir o seu break-even

5 – Agora que você já tem uma ideia completa sobre o problema, a solução, modelos de negócios, monetização, investimento e também ticket médio, peça para ele criar o plano de negócios e esboçar o roteiro do Pitch para os investidores. 

Você provavelmente vai se surpreender, e muito após estes testes! 

A engenharia de prompt é a chave para obter os melhores resultados possíveis do ChatGPT, nenhum dos prompts podem ficar sem contexto, sem exemplos, sem divisão em etapas e sem restrição de tamanho. Isso traz velocidade e assertividade nas interações. Não deixe essa onda passar e comece a aprender o mais novo skill que vai diferenciar os profissionais e empresas no futuro.

×